Como funciona a osmose reversa?

Posted by
Osmose Reversa

A Osmose Reversa (OR) é o processo de purificação da água através de uma membrana semipermeável para remover contaminantes e moléculas indesejáveis. Na osmose regular, como demonstrado em mil aulas de ciências do ensino médio em todo o país, a água doce e a água salgada (ou açucarada) são separadas por uma membrana semipermeável. A água migra através da membrana da solução fraca para a forte até que a água seja igualmente salgada (ou açucarada) em ambos os lados.

Este processo pode ser revertido se a pressão for aplicada à solução mais forte. Quando isso acontece, a água migra através da membrana semipermeável para longe dos sólidos dissolvidos. É esse processo que é usado na osmose reversa para separar sais e minerais dissolvidos da água de alimentação. É mais eficaz do que usar cartuchos de filtro em linha (que geralmente usam carbono como meio filtrante) e resulta em até 98% de rejeição de contaminantes dissolvidos.

Quais minerais RO podem remover da água da torneira

Embora seja bem conhecido que a água da torneira municipal contém cloro e que isso pode conferir um sabor químico ou medicinal, é menos conhecido que vários sais e minerais (sólidos totais dissolvidos ou TDS) também podem estar presentes na água da torneira.

A extração do sabor dos óleos do grão de café é complicada pela presença desses diferentes minerais na água de alimentação. Embora pequenas quantidades de certos minerais, como cálcio e magnésio, possam realmente ajudar na extração do sabor, outros, como cloretos e sulfatos, podem fazer com que o café se torne azedo ou amargo – não é uma boa notícia quando você desembolsa por grãos de café incrivelmente raros e caros cultivados pelas tribos indígenas das montanhas Chalatenango em El Salvador.

Prevenção é melhor que a cura

Além de um efeito deletério no sabor do seu café, esses minerais dissolvidos também podem danificar seu equipamento. Todo mundo está familiarizado com o acúmulo de calcário que ocorre dentro de chaleiras domésticas em áreas de água dura. Bem, a mesma coisa está acontecendo dentro da caldeira de sua máquina de café expresso. Embora um regime de descalcificação possa remover a incrustação de dentro de uma máquina, os produtos químicos altamente ácidos necessários podem ser difíceis de manusear com segurança e difíceis de descartar de forma responsável. O uso repetido de soluções de descalcificação fortes também pode reduzir a vida útil do equipamento.

O velho ditado de que ‘é melhor prevenir do que remediar’ é claramente apropriado aqui. Seja usando filtragem em linha para reduzir o conteúdo mineral ou osmose reversa para remover completamente os contaminantes, é preferível lidar com os minerais dissolvidos que causam incrustações antes de chegarem ao seu equipamento e geralmente mais econômico do que resolver os problemas que surgem da formação de incrustações duras.

Obtendo a medida do problema

Para descobrir se um sistema de osmose reversa irá ajudá-lo a resolver problemas de gosto ou escala dura, primeiro você deve descobrir o quão dura é sua água. Recomenda-se obter um kit de teste de água adequado para obter uma medição clara da quantidade total de sólidos dissolvidos em seu abastecimento de água. O TDS é medido em ppm (partes por milhão) e de acordo com a Specialty Coffee Association of America (SCAA), um ppm adequado para água de alimentação em aplicações de café deve ser em torno de 150ppm, embora isso não leve em consideração o tipo de minerais em sua água, com alguns sendo mais problemáticos do que outros ao preparar um café de excelente sabor.

Então, por que a osmose reversa faz um café com excelente sabor?

Enquanto os conhecedores de café gostam de discutir fontes e tipos de grãos de café (e ocasionalmente quantas civetas já passaram), muitas vezes esquecemos que uma xícara de café é 98% água. Os produtos químicos e minerais invisíveis que são dissolvidos na água de alimentação podem ter um efeito dramático e ocasionalmente desastroso no sabor do seu café. Os modernos sistemas de osmose reversa permitem que os cervejeiros removam os contaminantes indesejáveis ​​da água de alimentação da máquina de café, mantendo certos minerais que auxiliam na extração do sabor do café moído e melhoram o sabor.

Os modernos sistemas RO foram projetados especialmente com o café em mente e, como tal, apresentam válvulas de mistura inteligentes. Uma válvula de mistura permite que uma quantidade variável de água que passou pelo sistema de osmose reversa (mas ainda foi tratada por um filtro de carbono) entre de volta na água de alimentação, garantindo que as quantidades necessárias de minerais benéficos sejam incluídas, mas o cloro e as partículas sejam removidas. Ao permitir que os cervejeiros adaptem sua água dessa maneira, diferentes perfis de água podem ser testados para encontrar aquele que funciona melhor com diferentes misturas de café e tipos de máquina.

Tal é a melhoria na qualidade do café e redução de escala que alguns torrefadores/fornecedores agora exigem que seus clientes usem sistemas de osmose reversa, especialmente em áreas de água dura, como Londres e Sudeste.

Filtragem Específica do Local

Depois de trabalhar com aplicativos de foodservice, seja café, vapor e forno combinado ou lava-louças, sempre descobrimos que o que funciona em um local geralmente não funciona em outro local. Os tipos de água regionais, muitas vezes diferentes em uma área geográfica surpreendentemente pequena, significam que diferentes métodos de tratamento funcionam melhor em instalações superficialmente semelhantes. Assim como o tipo de água, a vazão e o volume de água necessário também devem ser levados em consideração ao especificar um sistema de tratamento de água, RO ou outro.

Por esse motivo, sempre recomendamos testar sua água e, principalmente, falar com um especialista antes de decidir qual sistema instalar.

Perfeito para puristas de café

Concluindo, o RO é uma ótima solução para oferecer flexibilidade máxima, permitindo que você personalize sua água com um alto grau de precisão. Como acontece com qualquer sistema que oferece mais opções e maior ‘tweakability’, é possível errar, a menos que você saiba o que está fazendo. Pense nele como um carro de corrida altamente ajustado: configure-o corretamente e é possível obter um desempenho muito melhor do que um carro de estrada comum – mas configure-o errado e você perturbará seu equilíbrio e dificultará a condução. Como qualquer máquina altamente ajustada, ela também precisará de ajustes regulares para manter o melhor desempenho. No entanto, como um carro de corrida, se você se esforçar, descobrirá que vale a pena o esforço, proporcionando um nível incomparável de flexibilidade e misturas perfeitas para arrancar.

Cartuchos de filtro de água para máquinas de café : Os cartuchos de filtro especiais podem ajudar a reduzir os altos níveis de minerais e acidez e podem ajudar a adaptar a água de alimentação da máquina de café em relação ao pH e dureza de carbonatos.

One comment

  1. Em nossa agência imobiliária, você receberá dinheiro para um apartamento ou outro imóvel em pouco tempo, mesmo quando não houver potenciais compradores para a moradia proposta. Operamos com fundos próprios, pelo que a compra urgente de apartamentos em Novosibirsk será muito simples, rápida e lucrativa para si.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

35 − = 30